quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Você é um colecionador?
O colecionador tem uma vasta oferta de itens que podem fazer parte de seu desejo. Desde tickets de concertos, descanço de copos, canetas ou os mais variados souvenirs são objetos na lista de colecionadores que não abrem mão de comprar uma lembrancinha por onde passam.

Colecionar, uma maneira de fazer arte
A arte de guardar está muito ligada ao ser humano e desde muito tempo tem relação com a sobrevivência, quando tribos que tinham mais reserva de comida podiam sobreviver as intempéries. A arte de colecionar faz do homem um museu de símbolos que traz imagem, tradição de tempos passados e memórias. Por mais que pareça simples, o prazer de colecionar está diretamente ligado à arte.

O prazer de colecionar pode carregar excentricidade, paixão ou simplesmente curiosidade ou até mania.
 Em tempo modernos esta atitude passa a ganhar mais significados e muitas vezes pode até está ligadas a lembranças de certos momentos.  Em determinadas situações combina perfeitamente, como é o caso de viagens.  A fotografia pode ser o representante de quando se fala em lembranças de uma viagem ou um passeio, mas as conhecidas lembrancinhas são as queridas da lista dos viajantes.

Um convite aos colecionadores
Quem vai morar em outro país, durante um intercâmbio por exemplo, geralmente por um período de 6 meses em um curso de inglês, não só imerge em um ambiente de aprendizado como também vive o dia a dia de um novo lugar e isso é uma oportunidade para buscar artigos que lembrem aquele país ao voltar para casa. É um pedacinho dele que você leva consigo.
A Inglaterra é um dos destinos mais escolhidos pelos estudantes, optar por uma cidade inglesa e a partir dela viajar para muitas outras  pequenas cidades medievais é o início de uma bela aventura.
Em Londres recentemente houve uma febre entre as pessoas para comprar souvenirs com fotos do príncipe Williams e sua princesa. Por causa do majestoso casamento muitos espectadores compraram canecas, canetas, chaveiros com a imagem do casal real. Mas outras lembranças são sempre atuais, as famosas cabines telefônicas vermelhas são vendidas em pequenos modelos que cabem perfeitamente na sua estante. Assim também são os ônibus de dois andares, típicos do país.

Uma bebida e um artigo para sua coleção
A cerveja também agrega artigos, digamos, colecionáveis. Ao provar a bebida, os descansos de copos, também chamados de “bolachinha’ são bem requisitados como lembrança para levar para casa. Cada marca cria diferentes imagens que servem como artigo publicitário.
Canecas de chopp também são alvo do colecionador. Garrafinhas também são queridas, geralmente de 50ml com mostras de licores e aguardentes são bastante vendidas.
E claro, a torre do relógio onde fica o sino Big Ben, assim como em muitos outros países, os monumentos de mais detaques nas cidades são reproduzidos em tamanhos mini para você poder levar para casa.
É verdade também que depois de um certo tempo, algo que você coleciona pode se tornar relíquia e ter alto preço no mercado. Tícket de um show,  um disco ou cartaz de um artista famoso que morreu.

Coleção inusitada
Já visitou Berlim? É possível levar para casa uma pequena amostra do muro de separou por muitos tempo a Alemanha em duas, um pedaço do muro de Berlim é vendido como pedaço da história, literalmente.
Um detalhe que o viajante deve ter em mente é como acondicionar esses artigos na bagagem e saber arrumar as malas para viajar de volta, com o cuidado de não ultrapassar demais o peso. Talvez esse seja um forte motivo para controlar um pouco a vontade de certos colecionadores em comprar seus artigos prediletos durante uma viagem.


E você se considera um colecionador? Que artigos fazem parte da sua coleção?

Sem comentários: